Esses dia depois de muito estudar estava fuçando no twitter e li uma frase que dizia: “Não sei se cheguei a ver você completamente como outra pessoa ou o tempo todo, como uma possibilidade de resolver minha carência”- (CFA). Esta frase me fez pensar em alguns acontecimentos da minha vida e em como somos frágeis.
Infelizmente só enxergamos o que esta errado depois que caímos, ou melhor, depois que caímos muito. Quantas vezes depositamos nossas esperanças em pessoas que mal conhecemos, em pessoas que não vemos nem sua verdadeira face, em pessoas que não possuem estrutura nem para se aguentar, quanto menos para ser base de alguém.
E lá estamos nós apostando todas nossas fichas nestas pessoas, desperdiçando todo nosso tempo, esbanjando sorrisos, gastando fidelidade, praticamente vivendo em função desse alguém.
Não digo que quem faz isso é infeliz, pelo contrário, quando nos dedicamos tanto a alguém, fazemos isso com um sorriso nos lábios e grande alegria, muitas vezes em nossas vidas, em muitas situações pelas quais passamos, o melhor tratamento é poder dar o melhor de si a outro.
Talvez esteja ai o grande erro, tentar curar feridas usando a vida de outras pessoas. Não digo que esta totalmente errado, pois não existe uma só pessoa que nunca fez isso, pode apenas não ser certo com a gente mesmo, pois a chance do final disso não ser bom é muito grande.
E não adianta depois colocar a culpa na outra pessoa, tentar encontrar erros apenas dela, e não ver os teus, ninguém erra sozinho a menos que seja muito burro, em uma relação nunca existe apenas um culpado, cada um tem a sua parte de culpa, então o mais provável não é que você não conhecia bem a pessoa, mas sim que depositou coisas demais em alguém que não deveria, esperou demais, cobrou demais, mas quando suas expectativas forem frustradas, culpar não será o melhor remédio.
Todos nós somos egoístas, sem exceção, às vezes somos até mesmo sem saber. E é ai que depois de depositarmos tantas coisas nas costas de outra pessoa que caímos.
Caímos porque fomos egoístas em depositar tanta responsabilidade nas costas de alguém, e caímos porque o egoísmo da outra pessoa cansou de sustentar o nosso.
Não existe relação sem egoísmo. É quase impossível fazer algo para alguém que também não seja prazeroso para si próprio, e ninguém é tão altruísta que tolere o egoísmo alheio para sempre.
E ai, quando você não tem mais ninguém, quando sua vida existe muito em função de outra pessoa é que você se machuca. Cada um esta preocupado apenas com aquilo que o faça bem, a ponto de se esquecer de tudo que já lhe foi oferecido, todas as fichas que foram apostadas por ele, e te fazer cair, muitas vezes sem se preocupar com o tamanho do tombo, mas nesse caso digo que não existe um culpado.
Eu bem sei que o passo seguinte é difícil, pois é quando precisamos ver o quanto estivemos errados e nos agarrar em um sopro de amor próprio que ainda exista olhar para tudo o que aconteceu e se reerguer. Ninguém é tão fraco que fique caído para sempre, só precisa mesmo querer estar no topo novamente.
Depois de se cuidar, de fazer de tudo para se sentir forte precisa escolher quem será a próxima pessoa pela qual ira dedicar-se, e a melhor escolha é a si próprio.
Perceba que a única pessoa que pode curar realmente sua carência é você, os outros podem até ajudar, mas nunca farão isso por você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário